Wednesday, November 12, 2003

ESPECIAL DE OUTUBRO





E a banda vencedora foi...Pixies com 13 votos. Em segundo lugar ficou Sonic Youth com 06 votos e em terceiro ficou The Incredible Moses Leroy com 03 votos. Para o ESPECIAL DE NOVEMBRO, que irá terminar em 06/12, Sonic Youth e The Incredible Moses Leroy irão continuar, sendo todas as outras opções novas ou reaproveitadas de outras enquetes (voltando a normalidade).

Banda

Esta banda, sem dúvida alguma, influenciou muito do que vem sendo feito ultimamente em matéria de Pop/Rock Alternativo e Indie Rock. Pensando bem, não só ultimamente, mas desde o início dos anos 90. Criada em 1986, os Pixies duraram 7 anos e deixaram saudades. Este quarteto é formado por Black Francis (voz e guitarra), Kim Deal (voz e baixo), David Lovering (bateria) e Joey Santiago (guitarra). Muitas curiosidades cercam esta incrível banda. Leiam e curtam abaixo:

Curiosidades:

- O nome Pixies foi retirado de um dicionário. Na verdade Joey Santiago procurou aleatoriamente num dicionário um nome para a banda. Saiu Pixies...

- Black Francis se chama na verdade Charles Thompson. Esse nome fictício foi inspirado em Iggy Pop.

- Primeiramente a banda era formada por Black Francis (Charles Thompson na época) e Joey Santiago. Depois entrou Kim Deal e, por intermédio desta, veio por último o baterista David Lovering.

- Nos créditos dos primeiros álbuns, Kim Deal aparecia como Mrs. John Murphey.

- Em sua empreitada solo, Black Francis mudou o seu nome para Frank Black. Outro membro a seguir a carreira musical foi Kim Deal com a também aclamada The Breeders. Na verdade ela já possuia esta banda (onde toca sua irmã gemea e que já vieram para o Brasil este ano, em Curitiba) quando estava nos Pixies. David Lovering e Joey Santiago formaram The Martinis, onde já apareceram na trilha-sonora do filme "Sexo, Rock e Confusão" ("Empire Records"). Mas também foi só.

- É dado como quase certo o retorno da banda para 2004. Eles vem fazendo ensaios periódicos já fazem um tempo (algo como uma distração, dizia Black Francis na época). Tomara que isso se realize. Estou inquieto para escutar possíveis novas músicas. Quem sabe o tempo (ou o dinheiro...) tenha deixado os ânimos (egos) de Kim Deal e Black Francis mais sossegados.

Discografia oficial:

CDs - "Surfer Rosa" (1988), "Doolittle" (1989), "Bossanova" (1990) e "Trompe le Monde" (1991).

Obs: Existem outros álbuns como coletâneas ("Death to the Pixies") ou reunião de materiais antigos ("Pixies", de 2002). Mas estes não coloquei na discografia oficial.

Dicas

1) Antes de mais nada, volto a lembrar que as músicas "Here Comer Your Man", "Where is my Mind", "Monkey Gone to Heaven" e "Allison" já apareceram neste blog em Abril/03. Esta música é do álbum "Doolittle". Segunda música. Nota 10.

2) Provavelmente este álbum irá aparecer bastante nessas dicas. Também pudera, foi através dele que os Pixies consolidaram de vez o seu nome e a sua influência dentro da música. Estou falando do álbum "Doolittle". Esta música selecionada apresenta todas as características principais da banda: a voz única de Black Francis, a voz doce de Kim Deal e as guitarras de Joey. Nota 10.

3) Mais uma do "Doolittle". Essa, apesar de mais calma, apresenta as famosas letras "sem pé nem cabeça" que Black Francis escreve. Basta notar pelo título. Nota 10.

4) Agora vamos com o primeirão, "Surfer Rosa". Música excelente que você ainda escuta sendo tocada nas melhores boates alternativas que existem por aí. Na verdade, Pixies sempre será uma boa pedida. Nota 10.

5) "Bossanova" na área. Este talvez tenha sido um dos últimos grandes hits da banda. Um dos poucos da última safra que mantinha o nível excelente dos primeiros álbuns. Nota 10.

6) "Doolittle" de novo!. Hehehehehe. Fazer o que, se o disco é bom, ele tem que aparecer. Black Francis com Kim Deal alternando vocais só pode sair coisa boa. Última música do cd. Nota 10.

7) "Bossanova" para fechar as dicas de hoje. Não apresenta a mesma energia das outras músicas, mas continua com a marca dos Pixies. Nota 9,5.

Músicas

Pixies
"Tame"
"Debaser"
"Wave of Mutilation"
"Gigantic"
"Velouria"
"Gouge Away"
"Dig for Fire"

Fotos


Coletânea dos maiores sucessos - Death to the Pixies. A versão importada deste álbum apresenta um segundo cd com músicas ao vivo



Último lançamento - Pixies - de 2002. Esta é uma coletânea de músicas que figuraram em outras demos da banda



Momento descontração da banda


Sites

# Eircom - Pixies Fansite. Bem interessante com vídeos e fotos. Mas nada grandioso ou inovador.

# Lyrcs Collection - Letras do Pixies. Lembra de alguma música do Pixies? Pois é, este site apresenta todas. Isso mesmo, todas as letras de todas as músicas!!!

No comments: